Meu novo site acaba de sair do forno. Agora a divulgação do Livro e dos meus trabalhos serão disponibilizados em um único site.

Visitem http://www.grazielabergamini.com.br

Você será redirecionado para lá em 10 segundos.

EMOÇÕES À TONA


As emoções humanas que partem do nosso núcleo infantil precisam ser afloradas para serem reajustadas.
Elas precisam vir a tona, precisam se manifestar. Toda raiva, ressentimento, medo, precisa receber uma novo significado. Nenhuma emoção humana aparece do nada, nenhuma emoção humana não tem uma lógica sistemática que a  fundamenta. Perceber as emoções e buscar o que dizem, perceber  pensamentos associados a elas, é crucial para um processo de crescimento interno. Muitos adultos carregam este monte de emoções, agem a partir delas, estragam relacionamentos e nem sabem o que está realmente acontecendo.

Exemplo:

Conversa vem, conversa vai, está tudo bem até o momento em que a mãe de Maria  fala algo que a fere como uma flechada no peito. Da parte da mãe, não se sabe até que ponto ela quis ofender Maria e se realmente o quis. Da parte de Maria,  aquelas palavras a levaram imediatamente, como que em túnel do tempo,  para um sentimento de incompetência e desaprovação. Um sentimento só dela e criado por ela. Sua reação foi interromper a  conversa, pegar a chave do carro e sair  largando a bolsa para trás e cantando o pneu prometendo não voltar tão cedo. Esta emoção continha um pensamento por trás que era: "nunca serei reconhecida pelo meu valor. Nada do que eu faço está certo"  . Este pensamento partiu do núcleo infantil que se sentiu ameaçado e precisou se defender - fugindo.

Quando se sabe se o que está ocorrendo internamente, quando se conhece estes núcleos com alguma familiaridade, podemos mudar o curso dos acontecimentos. Podemos acionar o adulto interno com toda a sua criatividade e tranquilidade para lidar com a mesma situação. O adulto a frente, tem muitas alternativas: duas delas poderiam ser 1. continuar a conversa sabendo que aqueles sentimentos são apenas de uma parte sua e não são reais em sua totalidade, 2. perguntar à sua mãe se realmente está havendo alguma desqualificação de sua parte.
 A conversa com o foco objetivo nos sentimentos e pensamentos correspondentes, promove proximidade e clareza. É preciso boas doses de honestidade e coragem!