Meu novo site acaba de sair do forno. Agora a divulgação do Livro e dos meus trabalhos serão disponibilizados em um único site.

Visitem http://www.grazielabergamini.com.br

Você será redirecionado para lá em 10 segundos.

A CRIANÇA EM AÇÃO

 A CRIANÇA INTERNA DE CADA ADULTO QUER A MESMA COISA:  


PROTEÇÃO, ATENÇÃO, AMOR, ACEITAÇÃO, 
BONS SENTIMENTOS, RECONHECIMENTO 


Uma parte de  nós que temos que conhecer é a criança interna. Apesar de sermos adultos, existe um núcleo com memórias e emoções infantis em todo ser humano.

Devemos conhecê-lo porque ele é muito atuante em nossa vida.  É ativo, vivo,  tem impacto constante sobre nossas escolhas.  A criança interna tem necessidades diferentes das necessidades do adulto, tem medos e aspirações diferentes. Se tudo fica misturado, nos perdemos e podemos ter consequências negativas.



Um exemplo pessoal: 


Quando eu era criança, vivia numa casa com 3 irmãos. Eu era a única menina e acreditava que ser menina era ruim. Ser menina era sinônimo de fraqueza, fragilidade, dificuldades (fazer pipi na estrada em pé era uma das maiores vantagens). Por isso em vez de fazer balé e outras coisas de menina, fazia judô. Tudo bem menina fazer judô, mas eu não fazia porque gostava, fazia porque queria ser igual aos meus irmãos, queria me sentir do mesmo clã.

Outras associações que eu fazia : para ser ouvida tenho que gritar, para me defender tenho que atacar, para fazer parte desse grupo, não posso ser eu mesma.

Enquanto essas associações permaneceram em minha vida, tive muitos problemas. Aliás, não é algo que se "tira com a mão", mas que se reforma ao longo da vida.   A verdade é que para ser ouvida, não tenho que gritar, para me defender não tenho que atacar, para fazer parte desse grupo, posso ser eu mesma. 


Imaginem o quanto estas associações errôneas estão presentes em nossas vidas, nas famílias, nas escolas, nas organizações?


Para saber um pouco quando estamos agindo a partir da criança, uma dica são as emoções. Uma reação emocional muito forte, fora de contexto, exagerada, indica que este núcleo infantil está em ação por algum motivo. Existe alguma razão, alguma lógica interna, alguma associação infantil para ser reconhecida e reajustada. 




LIVRO INDICADO: O CAMINHO DA AUTO-TRANSFORMAÇÃO DE EVA PIERRAKOS